quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Benefícios e vantagens da castanha-do-pará.



Fortaleça seu organismo por R$ 0,30/dia – LEIA;
Alguns elementos da castanha-do-pará:
Selênio: 200 a 400 micrograma /1 castanha – Corpo precisa no mínimo 55 microgramas/dia
Micronutriente importantíssimo para o organismo
Ômega 3 e 6 – 70% da castanha são ácidos graxos
Vitamina B,E, Cálcio, Fósforo e Magnésio
Vantagens de se consumir castanha-do-pará:
A castanha-do-pará é indicada para várias doenças, rica em proteínas, gorduras, fósforo, e utilizada para os rins, fígado, pulmão, cura anemia e fortalece o cérebro./
A castanha-do-pará é indispensável aos desnutridos, os desmineralizados, os anêmicos, e tuberculosos que encontrarão nesta castanha “com casca” um alimento preciosíssimo.
Em virtude de seu valor proteico é tida como carne vegetal. 
A castanha-do-pará afasta doenças do coração, previne cânceres, retarda o envelhecimento e regula o metabolismo
Possui portanto nutrientes como: ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas B e E, proteínas, fibras, cálcio, fósforo e magnésio. Como qualquer oleaginosa esta nós é rica em gorduras. Cerca de 70% da sua composição é de ácidos graxos insaturados (ômega 3 e 6) as chamadas gorduras do bem.
Mais a grande estrela é o selênio, um mineral altamente antioxidante que garante longevidade.
O selênio combate, por exemplo, o envelhecimento das células causados principalmente pelos radicais livres, e previne o aparecimento de tumores e doenças neurodegenerativas como: Alzheimer, e esclerose múltipla.
A tireoide funciona a pleno vapor na presença do mineral, se não fosse ele os famosos hormônios fabricados pela glândula não existiriam. A falta de selênio pode estar associada a um maior risco de câncer, doenças cardiovasculares, alteração das funções imunológicas, infertilidade masculina, inflamações e infecções virais.
A castanha-do-pará em casca (sem casca perde-se 75% do selênio) é uma fonte simples, efetiva e barata para aumentar o nível deste micronutriente fantástico no organismo.
Alimento que funciona – segunda a Anvisa a castanha-do-pará está na lista dos alimentos funcionais, isto porque, além de nutrir ela promove benefícios para a saúde. O consumo de uma castanha por dia ajuda a combater doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, câncer e obesidade.
O ômega 3 diminui o triglicerídeo, controla a hipertensão, já que, favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos, além se ser um anti-inflamatório natural.
As vitaminas do complexo B e o magnésio são essenciais para o sistema nervoso, contribui para diminuir a ansiedade, melhorar o humor e ainda afastam a depressão.
CASTANHA EM CASCA – preservam de 70 a 80% do selênio contido e apresentam teores de minerais, ácidos graxos e aminoácidos preservados em relação as descascadas. Isso implica em que o inadequado manejo das castanhas leva a consideráveis perdas na suas características de composição, principalmente selênio, ácidos graxos (ômega 3 e 6) e aminoácidos.

Um comentário: