terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Câncer e o sistema de defesa do corpo.


O sistema imune do corpo ataca e elimina não somente bactérias e outras substâncias estranhas, mas também células cancerosas. Uma célula cancerosa não é uma célula estranha; ao contrário, é uma célula cuja função biológica sofreu uma alteração de tal modo que ela não responde aos mecanismos normais de controle e de reprodução celular do organismo. As células anormais podem continuar crescendo, acarretando um câncer.
Muito da proteção do organismo contra o câncer é realizado diretamente pelas células do sistema imune e não pelos anticorpos que circulam no sangue. Por exemplo, a presença de antígenos tumorais sobre as células cancerosas pode ativar determinados leucócitos (linfócitos e, em menor grau, monócitos), que realizam uma vigilância imunológica, buscando as células cancerosas e destruindo-as.
O papel fundamental do sistema imune no controle do desenvolvimento das células cancerosas é exemplificado por uma estatística espantosa: o câncer apresenta uma probabilidade 100 vezes maior de ocorrer em indivíduos que fazem uso de medicamentos que inibem o sistema imune (p.ex., causa de um transplante de órgão ou de uma doença reumática) que em pessoas com sistema imune normal. Além disso, algumas vezes um órgão transplantado apresenta um câncer que não foi diagnosticado antes do transplante. Ele podia estar crescendo lentamente ou não ter crescido em absoluto no órgão do doador. No entanto, o câncer começa a crescer e a disseminar rapidamente receptor, cujo sistema imune é inibido por medicamentos que protegem o transplante. Tipicamente, quando as drogas imunossupressoras são interrompidas, o órgão transplantado é rejeitado câncer transplantado também é destruído.

5 comentários:

  1. Gostaria de saber se os óleos de andiroba ou copaíba servem para parar a queda dos cabelos

    ResponderExcluir
  2. Como usar os óleos de andiroba ou copaíba para sinusite?

    ResponderExcluir
  3. Como usar os óleos de andiroba ou copaíba para sinusite?

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se os óleos de andiroba ou copaíba servem para parar a queda dos cabelos

    ResponderExcluir