terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Em qual logica acreditar e como me tratar?




Fungo provoca sinusite crônica, diz estudo
Pesquisadores norte-americanos descobriram a principal causa da sinusite crônica. O responsável por essa doença, que causa congestão nasal e dor de cabeça, são os fungos, segundo estudo da Clínica Mayo, nos EUA.
"Acreditava-se que a alergia ao fungo fosse responsável por apenas 10% dos casos", afirmou David Sherris à Folha, por e-mail. No entanto, o seu estudo provou o contrário.
Ele avaliou 210 pacientes que sofriam de sinusite crônica, doença provocada pela inflamação das membranas do nariz e da cavidade nasal.
Usando como material para pesquisa a mucosa do nariz, ele descobriu que 96% dos casos eram provocados por fungos, de 40 variedades diferentes.Os fungos entram pelo corpo por meio do sistema respiratório. "Nós os respiramos todos os dias", disse Sherris. "No entanto, eles são mais encontrados em regiões de clima quente e úmido."
Os pesquisadores também descobriram que a sinusite crônica é resultado de um processo do sistema imunológico (de defesa) e não de uma alergia.
Para responder a um processo alérgico, o corpo usa o anticorpo IgE, explicou Sherris."Observamos que em 101 pacientes a reação não era composta pelo IgE. Nesses pacientes, concluímos que o corpo usou uma célula específica, chamada eosinófilo, para matar os fungos no nariz", afirmou. Essa célula mata o fungo, mas também danifica a membrana do nariz, provocando a sinusite crônica.
Outros estudos estão sendo realizados para confirmar essa suspeita. Caso seja comprovado, ela poderá ajudar a criar remédios mais específicos contra a doença.
"Novas terapias para tratar sinusite crônica estão sendo desenvolvidas com base nessa descoberta, e deverão estar disponíveis daqui a quatro ou cinco anos", afirmou Sherris.
Diferentemente da versão crônica da doença, a sinusite aguda é geralmente causada por bactérias e seu tratamento é feito com antibióticos.

No Brasil, as causas são diferentes
O fungo não é a principal causa da sinusite crônica no Brasil, segundo Ricardo Ferreira Bento, professor de otorrinolaringologia da USP. As principais causas seriam a poeira e a poluição.
"Essas causas são comuns em cidades cosmopolitas", afirmou Bento.

As causas variam muito de lugar para lugar. Por isso, nem sempre um estudo nos EUA reflete a realidade brasileira. "Há diferença até mesmo entre os Estados."
Ele afirma também que a sinusite é uma reação alérgica, e não imunológica (de defesa), como sugere a pesquisa. "É difícil extrapolar resultados como esse", disse.

.Conclusão a que chegamos.Em quem acreditar, ou como fazer um tratamento, sem a certeza da causa da moléstia. Ainda bem que temos produtos naturais para curar isto senão estaríamos perdidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário